<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

quarta-feira, novembro 02, 2005

Barcelona 



Quem aterra em Barcelona em 2005, e muito provavelmente em 2006 também, encontra uma cidade “under construction”, fruto da construção duma nova via rápida dentro da cidade. Ainda assim a capital da Catalunha é mais do que digna de uma visita atenta. Se é algo que define esta cidade é a sua constante animação (la Rambla, Barri Gòtic entre outras), a sua arquitectura medieval, as gentes comida e musica de todos os cantos do mundo e as excêntricas obras de Gaudi.

E falando de Gaudi, nada como começar este nosso passeio por Barcelona pela sua mais marcante obra, a internacionalmente famosa La Sagrada Familia. Situado no meio de um bairro perfeitamente normal ergue-se esta majestosa catedral. De referir que a obra prima de Gaudi, inspirada em Montserrat, ainda não foi terminada, daí as gruas que se podem ver na fotografia. Vale bem a pena a visita.



Uma vez explorada a catedral nada como caminhar até ao Parc Guell, outra das grandes criações de Gaudi. Este parque é um jardim complexo composto por escadas, arcadas, esculturas de animais, rampas, viadutos, e casas saídas de um sonho.



Mas ver as mirabolantes construções de Gaudi está longe de ser o único atractivo deste parque. O facto de o mesmo estar situado numa colina permite-nos ter uma vista fabulosa sobre a cidade de Barcelona, como podem ver pelas fotografias. Para além disso este é um local que transpira magia e que nos enche de tranquilidade, graças à harmonia criada por Gaudi. Aqui e além sempre encontramos uns artistas perfumando os espaços com os seus sons e malabarismos. E é fácil de encontrar um nicho longe dos olhares do mundo, locais perfeitos para se sentir o ar quente do mediterrâneo de mãos dadas com o sentimento ou “apenas” para ler um bom livro.



E se a vista sobre a cidade de Barcelona do Parc Guell não foi o suficiente, nada como rumar ao Tibidabo, o ponto mais alto da cidade (542 metros). Tibidabo é um parque de diversões localizado num local onde esperamos ver tudo menos um parque de diversões. Para além disso e da vista podemos ainda encontrar a igreja de seu nome Sagrat Cor, inspirada no Sacre Coeur de Paris, que contem no topo uma enorme estatua de Cristo com os seus olhos postos em Barcelona. A única forma de chegar até lá é através de um funicular o que torna a viagem algo morosa, sendo esse o único senão de visitar Tibidabo.



E para acabar o dia nada como nos perdermos algures pelo bairro latino-americano (para os lados da Concórdia) degustando umas iguarias cubanas, acompanhadas de um forte rum, de salsa e de boa disposição.

A. Narciso @ quarta-feira, novembro 02, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer